sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Povos Indígenas na Bacia do Guaíba

Nossa equipe acompanhou o lançamento de uma coletânea organizada pelo Cientista Social Luiz Fernando Fagundes. A obra reúne artigos e imagens que nos aproximam da realidade de nossos contemporâneos indígenas. Confira!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Qual o papel do Estado e da Sociedade no processo de Inclusão?

A segunda etapa de Capacitação dos Conselheiros Estaduais e Municipais de Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio Grande do Sul contou com a participação de Linamara Rizzo Battistella, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Para aprofundar o assunto, recebemos aqui no estúdio Tarcízio Teixeira Cardoso, secretário municipal de Acessibilidade e Inclusão Social.

Sexo depois da lesão medular é possível?

O Faça a Diferença fala sobre reabilitação sexual de pessoas com lesão medular. Nossa equipe visitou o centro de reabilitação da Pucrs. Conversamos com a fisioterapeuta Mara Regina Knorst, especialista em uroginecologia. Você vai conhecer o relato do jovem Luis Felipe Bottin, cadeirante há 4 anos. E vai se surpreender com a história de amor de Guacir e Simone. Ela andante e ele cadeirante. Confira!

Transtornos Mentais

Neste programa, falamos sobre transtornos mentais e comportamentais, tais como bipolaridade, esquizofrenia e depressão. Nossa equipe visitou a clínica São José, especializada em saúde mental. E você vai conhecer o relato da Silvia Albert que tem o diagnóstico de bipolaridade.

Como chamar os que têm deficiência?

Usar termos corretos não é uma questão sem importância especialmente quando se trata de assuntos cheios de preconceitos, estigmas e estereótipos. As palavras que usamos são consideradas acertadas em função de valores e conceitos vigentes em cada sociedade e em cada época.O grande problema do uso de termos incorretos é a perpetuação de conceitos ultrapassados, como na abordagem de assuntos relacionados às pessoas com deficiência. Roda o VT!