terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Comitê Contra a Tortura do Rio Grande do Sul


Vamos falar sobre um problema que assombra parte da população brasileira, a tortura. Nossa equipe vai mostrar o trabalho do Comitê Contra a Tortura no Rio Grande do Sul.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Fechamento do Centro Louis Braille


Vamos falar sobre o fechamento do Centro Louis Braille, na zona norte de Porto Alegre. A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa debateu o assunto junto a comunidade de pessoas cegas, que reivindica a reabertura da entidade.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Seacis lança cartilha de acessibilidade

Você vai saber como foi o lançamento da cartilha de acessibilidade de Porto Alegre na 55 feira do livro. Idealizado pela secretaria especial de acessibilidade e inclusão social, o quadrinho traz a Turma da Febeca em altas aventuras para melhorar a acessibilidade na capital.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Cadeirante agora pode velejar!

Nesta edição do Faça a Diferença vamos falar sobre um esporte náutico muito prazeroso que agora também pode ser praticado por cadeirantes: a vela adaptada. Nossa equipe foi até o Iate Clube Guaíba para conferir de perto a novidade!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Jogos Municipais para Estudantes Excepcionais

No Faça a Diferença vamos falar o JOMEEX - Jogos Municipais de Estudantes Excepcionais. Você vai entender o que é deficiência intelectual, quais as reais limitações e potencialidades das pessoas que tem essa deficiência. E mais, um relato emocionante no quadro tocando a vida. É domingo, as quatro da tarde com reprise as oito horas da noite. Faça a Diferença, quem faz assiste.

Prevenção do HIV/AIDS

No Faça a Diferença de hoje vamos falar sobre prevenção do HIV/ADIS e sobre qualidade de vida das pessoas que convivem com a doença. Conversamos com o pessoal da ONG Somos e também conferimos o que rolou sobre prevenção do vírus na 13 Parada Livre de Porto Alegre. O Faça a Diferença vai ao ar sempre aos domingos, às quatro da tarde com reprise às oito horas da noite. Faça a Diferença, quem faz, assiste!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Programa Incluir

Você vai conhecer o Programa Incluir, uma iniciativa do Sistema FIERGS para promover a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. E mais uma história emocionante no quadro Tocando a Vida. O Faça a Diferença vai ao ar sempre aos domingos às quatro da tarde, com reprise às oito horas da noite. Faça a Diferença. Quem faz, assiste.

Cotas Raciais

O programa aborda um assunto polêmico: as cotas raciais nas universidades públicas. Nossa equipe foi até o DCE da UFRGS para conversar com Paula Brito Agliardi, coordenadora geral. Falamos também com Clóvis André da Silva, gestor de política pública para o povo negro. Você curte o quadro Tocando a Vida, com mais um relato de superação. Faça a Diferença. Quem faz, assiste.

Anorexia é o transtorno psiquiátrico que mais mata

Bulimia e anorexia são os assuntos desta edição do Faça a Diferença. Falamos com Roberto Ossig Vasconcelos, psicólogo do Ambulatório dos Transtornos de Comportamento Alimentar da Fundação Mário Martins e com a equipe que atente no Hospital de Clínicas.

Trânsito: uma guerra invisível

Vamos falar sobre um problema que mata milhares de pessoas por ano no Brasil: os acidentes de trânsito. Recebemos no estúdio, Mauri Panitz, Consultor Técnico de Engenharia de Trânsito e de Análise de Acidentes. Falamos também com André Bertoletti, instrutor em um centro de formação de condutores e com Diza Gonzaga, idealizadora da fundação thiago gonzaga. Você confere tambem mais uma história fantástica no quadro Tocando a Vida. O Faça a Diferença vai ao ar sempre aos domingos às quatro da tarde, com reprise às oito horas da noite.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Você sabe o que é ninfomania? E donjuanismo?

O assunto deste Faça a Diferença é a Ninfomania. Recebemos no programa a sexóloga Laura Meyer e o psiquiatra Heitor Heinshchel. Você assiste também a mais uma história de superação no quadro Tocando a Vida. O Faça a Diferença vai ao ar sempre aos domingos às quatro da tarde, com reprise às oito horas da noite. Faça a Diferença. Quem faz assiste.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

É amanhã!

Violência no trânsito

Nesta edição do Faça a Diferença abordamos um problema que mata milhares de pessoas por ano no Brasil: os acidentes de trânsito. Recebemos em nosso estúdio, Mauri Panitz, Consultor Técnico de Engenharia de Trânsito e de Análise de Acidentes. Falamos também com André Bertoletti, instrutor em um centro de formação de condutores, e com Diza Gonzaga, idealizadora da fundação Thiago de Moraes Gonzaga. Você confere mais uma história fantástica no quadro Tocando a Vida. Faça a Diferença, quem faz assiste!

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Interagir

Você vai conhecer o Projeto Interagir. Liderado pelo Sport Club Internacional, ele promove diversas ações sociais voltadas para a comunidade carente de Porto Alegre. Confira também mais uma história comovente no quadro Tocando a Vida. O Faça a Diferença vai ao ar sempre aos domingos às quatro da tarde, com reprise às oito horas da noite no canal 16 da NET - TV Assembleia. Faça a Diferença, quem faz assiste!//

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Células-tronco para Eplepsia

O Faça a Diferença mostra um tratamento inédito, liderado por médicos da PUC do Rio Grande do Sul, que busca a cura para a epilepsia. Entrevistamos um dos maiores neurologistas do país, o gaúcho Jaderson Costa da Costa. Você confere também o quadro Tocando a Vida.

3 anos da Lei Maria da Penha

Criada com o objetivo de punir com mais rigor a violência doméstica contra a mulher, a Lei Maria da Penha completa três anos. Nossa equipe conversou sobre o assunto, com o promotor de justiça Davi Medina, com a delegada Nadine Anflor e com a advogada Rúbia Abs da Cruz. Você confere também uma história emocionante no quadro tocando a vida. Faça a diferença, quem faz assiste!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Caminhadores RS

Você vai conhecer o trabalho da ONG Caminhadores, que promove turismo para pessoas com deficiência. Também confere uma entrevista com Álvaro Machado, representante da Secretaria Estadual de Turismo. E mais, uma história de superação no quadro Tocando a Vida! Faça a diferença, quem faz assiste!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Você fuma? Então, assista este programa...

O Faça a Diferença aborda uma pandemia que mata cerca de 5 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. Segundo a organização mundial de saúde, o tabagismo mata mais que a soma das mortes por aids, cocaína, heroína, alcool, suicidios e acidentes de trânsito. O fumo também é responsável por várias doenças cardiovasculares. Nossa equipe visitou o Instituto de Cardiologia e conversou com o pneumologista Waldo Mattos.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Povos Indígenas na Bacia do Guaíba

Nossa equipe acompanhou o lançamento de uma coletânea organizada pelo Cientista Social Luiz Fernando Fagundes. A obra reúne artigos e imagens que nos aproximam da realidade de nossos contemporâneos indígenas. Confira!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Qual o papel do Estado e da Sociedade no processo de Inclusão?

A segunda etapa de Capacitação dos Conselheiros Estaduais e Municipais de Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio Grande do Sul contou com a participação de Linamara Rizzo Battistella, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Para aprofundar o assunto, recebemos aqui no estúdio Tarcízio Teixeira Cardoso, secretário municipal de Acessibilidade e Inclusão Social.

Sexo depois da lesão medular é possível?

O Faça a Diferença fala sobre reabilitação sexual de pessoas com lesão medular. Nossa equipe visitou o centro de reabilitação da Pucrs. Conversamos com a fisioterapeuta Mara Regina Knorst, especialista em uroginecologia. Você vai conhecer o relato do jovem Luis Felipe Bottin, cadeirante há 4 anos. E vai se surpreender com a história de amor de Guacir e Simone. Ela andante e ele cadeirante. Confira!

Transtornos Mentais

Neste programa, falamos sobre transtornos mentais e comportamentais, tais como bipolaridade, esquizofrenia e depressão. Nossa equipe visitou a clínica São José, especializada em saúde mental. E você vai conhecer o relato da Silvia Albert que tem o diagnóstico de bipolaridade.

Como chamar os que têm deficiência?

Usar termos corretos não é uma questão sem importância especialmente quando se trata de assuntos cheios de preconceitos, estigmas e estereótipos. As palavras que usamos são consideradas acertadas em função de valores e conceitos vigentes em cada sociedade e em cada época.O grande problema do uso de termos incorretos é a perpetuação de conceitos ultrapassados, como na abordagem de assuntos relacionados às pessoas com deficiência. Roda o VT!

sábado, 25 de julho de 2009

Cantando as Diferenças!

Venha conhecer o projeto Cantando as Diferenças, que é o reconhecimento político da diversidade!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Transexualidade

Como você se sentiria se você que é homem, que sente e pensa como homem, tivesse um corpo feminino? Ou o contrário? O Faça a Diferença mergulha no universo da transexualidade. Confira!

Diabetes

Saiba como um tratamento pioneiro tem conseguido a remissão da doença.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Nanismo

Visitamos o departamento de genética da UFRGS para conversar com o Dr. Renato Flores. O geneticista esclarece as causas do nanismo. Você confere uma conversa franca sobre discriminação com Gisela Baldi, que tem nanismo. E mais um relato envolvente no quadro tocando a vida!

sexta-feira, 12 de junho de 2009

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Qualificação para o Mercado de Trabalho

O ministério do trabalho lançou um projeto nacional de Qualificação das Pessoas com deficiência. O Rio Grande do Sul é o segundo estado brasileiro a aderir o programa. Confira o vídeo!

Um ano fazendo a diferença!!!

Assista os melhores momentos do Faça a Diferença nesses 12 meses de exibição, acompanhe tudo que rolou no coquetel de comemoração e conheça o quadro 'Tocando a Vida com a Turma da Febeca', realizado em parceria com o estúdio de criação e arte Megatério/RJ!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

O drama do alcoolismo

Nossa equipe visitou o ambulatório da Cruz Vermelha e acompanhou o relato das pessoas que convivem com a doença.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Células Tronco

O tema do Faça a Diferença é sinônimo de esperança para milhares de pessoas no mundo: as pesquisas com células-tronco. Conversamos com os principais pesquisadores brasileiros. Confira!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

APAE - exemplo de superação

Visitamos a tradicional instituição que há x anos educa pessoas especiais para a vida.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Doenças Degenerativas

Como manter a qualidade de vida das pessoas que sofrem com as doenças degenerativas como Parkinson e alzheimer? O faça a diferença foi atrás dessa resposta. Confira o programa abaixo!

Reciclagem

O programa mostra como é a vida de quem sobrevive da reciclagem de lixo em Porto Alegre.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Faça a Diferença - adoção

Conheça todos os procedimentos para realizar uma adoção. Veja também a linda história da família que ganhou um integrante muito especial. PS: pedimos desculpas pelo problema técnico ocorrido com o áudio da primeira matéria, que já foi solucionado.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Prevenção de Afogamento...

...E lesão medular por mergulho. Aproveite o verão de forma segura!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Hip Hop, ferramenta de inclusão

O Faça a Diferença conta como os elementos da cultura Hip Hop fomentam a inserção social de jovens pobres da periferia.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Obesidade


Visitamos o Centro de Tratamento da Obesidade do Hospital São Lucas da PUCRS. Mais que uma questão estética, o emagrecimento é fundamental para saúde e para ter qualidade de vida.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Você pode ser um gênio?

O Faça a Diferença fala sobre altas habilidades/superdotação.

A vida no presídio feminino

O faça a Diferença visita a Penitenciária Madre Pelletier.